Diante de uma sociedade cada vez mais movimentada pelo visual, com seus “feeds” e “stories” perfeitos, o designer gráfico vem se tornando um dos profissionais de maior demanda no mercado. E a atuação desse criador de conteúdo em suas mais diversas formas é o foco do Festival Fissura Criativa no próximo sábado, 23 de janeiro.
Serão dois encontros virtuais, um às 11h e outro às 14h, com transmissão ao vivo pelo Youtube e Twitch da casa de criar – escritório de arte, que realiza em parceria com o poeCity – duas plataformas criativas sediadas em São José do Rio Preto (SP).
No primeiro, os designers Mariana Mattos, Luiz Henrique de Oliveira Santos e Miguel Torquato se reúnem virtualmente para debater “A Vida Corporativa e a Vida de Agência: Designer Gráfico, um ser adaptável”. O foco aqui é discutir os papéis reais de profissionais da área inseridos no mercado de São José do Rio Preto, ao avaliar a profissão do ponto de vista de diferentes experiências com ela.
Já no segundo debate, o tema será “Design Gráfico e Mercado: Experimento Freelance”. Nele, os designers gráficos Fran Fralsoni, Eri Johnson e Joe DMS vão avaliar a atuação do profissional como autônomo, o chamado freelance, uma realidade tão comum dentro da área, e discutir os pontos positivos e negativos dessa ‘liberdade’ profissional. A questão que fica é a seguinte: trata-se de uma posição inicial ou de uma posição fim?
Fissura Criativa
Diferentes áreas de atuação dos profissionais criativos (como música, fotografia, design gráfico, dança, ilustração, tatuagem, artes cênicas, turismo, propaganda, gastronomia, arquitetura, urbanismo, grafismo indígena, letramento, graffiti, moda e economia criativa) serão abordadas nos debates do Fissura Criativas, todos eles mediados pelo artista visual juny kp!, fundador da casa de criar e curador do festival. Os encontros virtuais reúnem trabalhadoras e trabalhadores da criatividade como designers, fotógrafos, ilustradores, tatuadores, técnicos de som e luz, pesquisadores, empreendedores e artistas.
A comissão organizadora do Festival Fissura Criativa também é composta por Carolina Manzato (produtora artística), Wagner Orniz (produtor executivo) e João Gabriel Polizelli (produtor gráfico).
Durante o festival, os participantes são convidados a fazer intervenções gráficas e textuais no perfil do evento no Instagram (@fissuracriativa), em uma grande linear galeria de arte. Outra ação nessa mídia social, executada no mesmo período, é a chamada “Invasão de perfil”, em que usuários são convidados a postar na conta por um período combinado, por meio dos stories, sobre temas ligados à criatividade.
Perdeu algum dos encontros, deseja rever os debates ou quer saber a programação completa do festival? Basta acessar o site www.fissuracriativa.casadecriar.com.br.
Serviço:
Festival Fissura Criativa
Quando: até 24 de abril de 2021
Onde: encontros virtuais pelo YouTube e Facebook da casa de criar. Exposição e intervenções digitais no perfil @fissuracriativa no Instagram
Realização: casa de criar e poeCity, através do Edital 06/2020 – Auxílio para Festivais de Culturas, da Lei Aldir Blanc
Sábado, 23 de janeiro
11h – A VIDA CORPORATIVA E A VIDA DE AGÊNCIA: DESIGNER GRÁFICO, UM SER ADAPTÁVEL
Uma mesa para discutir os papéis reais de profissionais do design gráfico inseridos no mercado de São José do Rio Preto. Com a participação de um designer funcionário de empresa de tecnologia, um designer para empresa de estética e responsável pelo marketing estratégico da empresa da família e uma designer com experiência em agências e escritório próprio. Com Mariana Mattos, Luiz Henrique de Oliveira Santos e Miguel Torquato.
14h – DESIGN GÁFICO E MERCADO: EXPERIMENTO FREELANCE
O tema aqui é o designer gráfico como profissional autônomo, o chamado freelance. Trata-se de uma posição inicial ou de uma posição fim? Quais os principais pontos positivos e negativos no comparativo com o CLT. Com os designers gráficos Fran Fralsoni, Eri Johnson e Joe DMS.
Fonte: Assessoria de Imprensa